quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Amarelo e bonina


[...]"Irene mal acredita no que ouve, aquele homem, Nem-ninguém ou Curumim, seja lá como se chame , quer levá-la a passear! não tem vergonha de andar com mulher -dama na rua!, já despe o vestido verde,escolhe cor de bonina,quase novo,pouco usado,guardado como promessa de alguma coisa melhor que o dia-a-dia cinzento em que vive há tanto tempo, desde que pegou a doença e foi perdendo a esperança , pinta-se, não como sempre, para enganar os fregueses, mas de leve , cores claras como da primeira vez, no dia em que ficou moça e foi para a festa da igreja pensando em ver Romualdo,ai, saudade,Romualdo! onde andará Romulado?
Rosálio oferece o braço, onde a mulher pousa de leve a mão que brilha com as unhas pintadas cor de bonina como o vestido, e é ela quem vai guiando, quem sabe mais da cidade, vão no rumo da estação, que depois há um parque ainda deserto a esta hora, onde o sol, furando as árvores, salpica pelas calçadas poças de luz amarela[...]"

7 comentários:

  1. Muito bom! Casando cores e palavras, vida e tragédias, dramas e alegrias promessa de coisa boa e lembrança de coisas ruins, doença e esperança; claro, desde que Rosálio abre a porta da vida de Irene.

    ResponderExcluir
  2. A esperança de vida de Irene vai crescendo a cada capítulo que passa, ela começa a ver na irene de hoje, uma que ela não via a muito tempo, se compara aos tempos de sua juventude onde ela idealizava, e sonhava com Romualdo e reencontra em rosálio um novo motivo para viver

    ResponderExcluir
  3. É isso, Ayanne. Rosálio se propõe a tomar um café com Irene, um café sem pressa, um café de alegria; aí, o mundo de Irene se enche da juventude da qual ela não mais dispõe, fisicamente, mas se recompõe espiritualmente, e se alegra com o viver.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Ayanne, a presença de Rosálio trouxe alegria para Irene,mas também trouxe lembranças do seu passado e principalmente ,lembraças de seu grande amor Romualdo,este por quem Irene sempre espera.

    ResponderExcluir
  5. e de quem, de certo modo, ela tem saudades, saudades de viver aquilo tudo que ela viveu em sua juventude e que ela agora pode reviver, e curiosidade pra saber que fim levou sem primeiro amor, que a fez sofrer tanto.

    ResponderExcluir
  6. ESPERANÇA, talvez essa seja a palavra que define melhor o que Irene sentia ao ver Rosálio, pois ela já tinha perdido tal sentimento ao passar por tantas experiências ruins, porém com a chegada de Rosálio em sua vida, as coisas foram mudando aos poucos,o que percebemos ao decorrer dos capítulos.

    ResponderExcluir
  7. Esta passagem do livro mostra um recomeço na vida de Irene, onde ela se espanta com o convite que Rosálio faz, somente uma pessoa pura teria coragem de chamar uma "mulher da vida" para passear! Irene se encanta pelos gestos dele e sua vida começa a ganha cor...
    concordo com ayanne que a presença de rosalio trouxe lembranças do passado e ela não tem medo de se jogar em um romance, ela acredita que Rosalio é uma pessoa diferente de Romualdo.

    ResponderExcluir