quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cinzento e Encarnado


"Das fomes e vontades do corpo há muitos jeitos de se cuidar porque, desde sempre, quase todo viver é isso, mas agora, crescentemente, é uma fome da alma que aperreia Rosálio, lá dentro, fome de palavras, de sentimentos e de gentes, fome que é assim uma sozinhez inteira, um escuro no oco do peito, uma cegueira de olhos abertos e vendo tudo o que há para ver aqui , nenhum vivente , nem formiga ,um cheiro de nada, as paredes ressecadas tábuas cinzentas, os montes de brita e de areia ,cinzentos , a enorme ossada de concreto armado , sem cor , os edifícios proibindo qualquer horizonte, um pesado teto cinzento e baixo ,tocando o topo dos prédios , chapa de nuvens de chumbo que não se movem, não desenham pássaros ,nem ovelhas , nem lagartos, nem caras gigantes ,não trazem nenhum recado,e isso é tudo o que há para se ver, sem conhecer nem nascente nem poente , nem manhã nem tarde , tudo tão aqui,tão perto que a vista logo ali bate e volta, curtinha,sem se poder estirar mais longe, nem para fora nem para dentro , revolteando como passarinho há pouco engaiolado , afogando- se em cegueira. Tudo tão nada que Rosálio nem consegue evocar histórias que o façam saltar para outras vidas, porque seus olhos não encontram cores com que pinta-las.Fome de verdes , de amarelos, de encarnados.”
(Rezende,maria valéria.O vôo da guará vermelha,cpI,pg11)

25 comentários:

  1. 3º ENCONTRO 03/09/09
    Fizemos as leituras dos capítulos Verde e Ouro, e Vermelho e Prata. A leitura foi realizada por alguns alunos, com pausas após cada parágrafo para os comentários. Os alunos entenderam que assim, a possibilidade de dispersão ou de deixar de elencar algum ponto importante ficaria reduzida.
    Alguns pontos levantados nos comentários dos alunos tais como: as inquietações de Rosálio, o constante desejo de aprender a ler – analfabetismo, a paixão de Rosário pela professora – Rosária; nesse ponto a discussão se acirrou – uma aluna defendia que o sentimento de Rosálio pela professora era de admiração, mas a grande maioria da turma defendia que era paixão, paixão platônica com entrega de flores. Quanto ao nome Rosálio – Rosália, também gerou um debate sugestivo; nesse ponto houve quase unanimidade Rosálio queria um nome diferente, importante e que representasse o que ele mais desejava. Na professora ele tinha a imagem do ideal e da liberdade, porque ela era detentora do conhecimento, tinha o domínio da palavra, nela estava a esperança, que remete ao título.
    O ponto que mais despertou o interesse com risos foi o da descrição sensual que Rosálio faz de Donaninha. O momento da descoberta da sexualidade, e da intenção de se casar. Todavia, isso o prenderia ao espaço onde morava, o que impediria de sair mundo afora em busca do que mais desejava: conhecimento, domínio da escrita, da palavra. Nesse caso, entenderam que Zé Gregório, de fato, fizera um favor a Rosálio. A confusão nesse ponto é que Zé Gregória teria se casado com Donaninha. Aqui, insisti para que destacassem uma passagem no texto que nos convencesse desse feito; aí eles perceberam que se tratava, apenas, de um caso, encontros casuais com possíveis entregas sexuais.
    No capítulo Vermelho e Prata destacaram o drama de Irene com a ausência de futuro para o filho; também a auto-estima de Irene muito baixa, que sempre está no extremo da desesperança.

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  2. O fragmento do capítulo transcrito - Cinzento e Encarnado - é de uma beleza, de uma riqueza. As cores se dissolvem nas situações financeiras e nos estados afetivos das personagens Rosálio e Irene. Cinzento representa a precariedade, a pobreza; o encarnado remete à vida, vibração. O final do parágrafo parece uma desconstrução da perspectiva cinzenta do parágrafo. É como se, apesar de... tenho esperança, é possível melhorar, é possível vibrar.

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  3. ainda continuo achando que o sentimento que rosálio sentia pela professora era plena admiração, mas, como é comum para meninos de sua idade acharem que estão apaixonados pela professora o sentimento se confundiu, a admiração aos seus olhos virou paixão platônica o fazendo acreditar que era isso que ele sentia.

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  4. Ayanne, você não deixa de ter razão,é comum que numa determinada fase aconteça essa confusão de sentimentos, mas observa os indícios; "a moça correu pra ele com o sorriso que eu sonhava que havia de dar a mim, senti um baque no peito e soube na mesma hora que a professora ia embora, não voltava nunca mais" (p. 63)
    "mirava o abacateiro, de vez em quando sorria, e eu sentia uma quentura se esparramando do peito, correndo meu corpo inteiro, imaginava que era a mim que ela enxergava eque me queria bem. Fiquei tão louco por ela que, quando a notie escurecia, eu vinha bem de mansinho, sem fazer bulha nenhuma, me enconlhia bem juntinho da porta do quarto dela, esperava a madrugada ouvindo ela respirar e repetindo cá dentro o nome dela, Rosália".
    É claro, há toda a áurea em torno da professora, figura dententora do conhecimento.Mas Rosálio começa a ver a mulher,"Eu sentia uma quentura se esparramando no peito, correndo meu corpo inteiro". (p. 63)

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  5. No capítulo VERDE E NEGRO, Rosálio pede que Irene leia para ele. Quando ela pára, ele fica a olhar fixamente nela. Ela pensa que ele quer sexo, mas se surpreende quando ele diz que quer que ela leia outro livro. Ela pega Dom Quixote, mas ele diz que já sabe desse, Bugre lhe contara. Aqui uma referência intertextual explícita.Ele quer ouvir outra, a história de Sherazade. Ela diz estar consada, lerá depois. Ele aceita, "desejando as letras negras que guarda e que ele, Rosálio já começa a desvendar" (p. 31). O NEGRO do título pode estar relacionado à escuridão dos que não sabem ler, dos que não têm o domínio do código escrito,como Rosálio, mas agora tem esperança (VERDE), Irene desvendará este mundo para ele.

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  6. A esperança do verde, no capítulo, não é só para Rosálio, mas também para Irene, que não tem perspectivas de uma vida feliz e Rosálio surge lhe oferecendo apenas afeto.

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  7. - Nesse capítulo há a presença da dúvida da paternidade de Rosálio, assim como a construção de sua identidade: Pequeno, Maiorzinho, Nem-ninguém... Caroço, Rosálio.

    - Verde: Uma relação com a cor dos olhos de rosálio, e a cor da água do rio.
    - Negro: Cor do povo da terra dele.

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  8. Alguns pontos chamaram a minha atenção no livro o voo da guará vermelha. Dentre eles, posso destacar a educação e o letramento como forma de libertar o homem, conforme se percebe no personagem Rosálio, que deseja aprender a ler e escrever a todo custo, a fim de que possa se libertar da vida que levava até então. Um outro não menos importante, mas merecedor de destaque, são os problemas sociais levantados pela autora Maria Valéria Rezende, tais como a prostituição e a aids, evidenciado nas personagens Irene e Anginha, e a questão dos bóias-frias (Rosálio se torna um deles), que partem em busca de um emprego, mas encontram uma situação totalmente contrária a que imaginvam. Enfim, é com muito prazer que exalto a escritora e sua obra " O voo da guará vermelha", por proporcionar aos leitores uma viagem enriquecedora e inesquecível pela escrita.
    Mirã Dantas

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  9. Thalyta e Renata, boas contribuições. Agora, Renata... de que, tenho duas no 3º; Maiorzinho... não me lembro - destaque do livro uma passagem que comprove que Rosálio também se chamou Maiorzinho. Acho que há um equívoco.
    Thalyta... de que;veja, a expressão APENAS talvez seja um problema. Será que é só afeto? Acho que tem mais coisas. Pense um pouco, releia o capítulo.

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  10. As cores atribuidas a cada capitulo é uma forma de mostrar como era a vida deles antes de conhecerem um ao outro e a cada momento que isso acontece uma nova cor surge.Uma parte do livro bem interessante é quando Irene diz que se proteje e nao faz como a amiga[anginha]ate poque ela tem uma culpa deixada no passado.É uma historia que começa sem parágrafos [característica do comtemporâneo]como se estivesse dando continuidade.Enfim, é um livro como Mirã disse que proporciona aos leitores uma viagem.

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  11. O livro me chama atenção pelo fato de Rosalio e Irene econtrarem um no outro a razão pela qual viver! Ele encontra nela alguém que possa o ensinar a ler e escrever e assim se tornar um contador de causos e Irene acha nele um porto seguro..alguem que possa lhe dar carinho e amor!

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  12. O que me chama mais atenção no livro é o fato de Rosalio ter um afeto por Irene que é uma mulher da vida eu não sei se Rosalio é ingenuo de mais ou outra coisa e Irene como naum tinha nenhum afeto de um homem só vivia apanhando conheceu o Rosalio de uam forma diferente e quem sabe se iludiu com ele? e então aceita fazer alguns pedidos dele como ensina-lo a ler

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  13. EU queria demonstrar um roteiro que eu fiz de toda a analise do livro:.ANALISE PSICOLOGICA= construção da identidade, relação de tensão entre personagens e espaço,relações afetivas,personalidade,personagens problematicos.CRITICA SOCIAL=conflitos fundiarios/violência no campo,prostituição,garimpo,escravidão,miseria/pobreza.RECURSOS=fluxo de consciÊncia,tempo psicologico,discurso indireto livre,sinestesia.ELEMENTOS SIMBOLICOS=caixa de livros, pedrinhas.

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  14. Ayslan, bons os pontos levantados,mas entendo que se você demonstrasse passagens do texto que comprovasse, por exemplo, ANÁLISE PSICOLÓGICA, miséria / pobreza de consciência, tempo psicológico, discurso indireto livre, sinestesia. Ao transcrever passagens que comprovam, você convence o leitor de que o que foi dito tem fundamento, tem respaldo. Me entende?

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  15. Concordo plenamente com Mirã e Amanda.Esse livro nos propociona uma verdadeira viagem, pois conseguimos imaginar cada cena descrita a medida que vamos lendo. Um fato que me chama atenção é que, eles se completam: ele, um excelente orador que fala das suas experiencias de vida; ela, por sua vez, tem o dominio da escrita e tenta de alguma forma, ensiná-lo a escrever.Com isso a cada capitulo vai surgindo uma certa dependencia entre eles. No capitulo 'ouro e azul' percebe-se que Irene tem medo de perder Rosálio,como mostra o trecho:
    [...]"Não quer que Rosálio vá-se embora, com ciúme puxa o livro que está aberto nas mãos dele, quem sabe pode prendê-lo com o fio dessas histórias como a princesa ao Sultão?,esconde outra vez o livro debaixo do travesseiro. Hesita em pedir, falar,retarda o momento triste em que ele vai lhe dizer que não precisa mais dela, espera silenciosa qté que ele pousa o lápis e o caderno sobre acaixa, põe no chão e vem sentar junto dela na beiradinha da cama."

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  16. Uma correção: passagens do texto que comprovassem, por exemplo...

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  17. Samara, só uma observação, as aspas, recurso para citação devem ser usadas antes do colchete. Por quê? As reticências do colchete representam também citação. Ok. "[...] Não quer que...
    No mais, ótimas contribuições, sua e dos demais que visitaram e opinaram sobre o livro.
    Mais um pouco, observe esse excerto: "retarda o momento triste em que ele vai lhe dizer que não precisa mais dela", percebe o quanto a alto-estima de Irene é baixa. Você fica com a sensação que ele se considera um nada. Nesse sentido, Rosólio terá papel fundamental na vida de Irene.

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  18. Acredito que a fome de cores e desejo de saltar para outras vidas atraves das histórias só foi saciado a partir do momento em que Rosálio conhece Irene

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  19. Uma correção:no comentário do dia 17, a expressão auto-estima apresenta problema gráfico. Aqui ela está corretamente grafada.AUTO-ESTIMA.

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  20. neste capitulo fica claro a vida triste miseravel(estado cinzento) dos personagens e a busca por uma vida mais alegre e pela realizaçao dos sonhos(encarnado). A partir do momento que Rosàlio e Irene se conhecem renasce uma esperança na vida dos dois.

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  21. é interessante que Irene apesar de sua doença e da sua vida desiludida ,por um momento ela se sente feliz ao conhecer rosalio e compartilhar as suas experiencias com ele

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  22. Como sendo o primeiro capítulo do livro, cinzento e encarnado demonstra claramente através das cores, as situações emocionais dos respectivos personagens principais, fazendo uma forte ligação de coisas materias que caracterizem a passagem da obra.

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  23. Um dos pontos que mais me chamaram a atenção na leitura deste capítulo em sala, foi ter visto o interesse da maioria voltado para o começo do romance entre Rosálio e Irene, estes sendo considerados, pelos próprios alunos, personagens ''da vida real'',onde existem vários Rosálios e muitas Irenes em busca da felicidade.

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  24. Bem galera, complementando eu queria dizer que eu sou eu , Monalisa que estou postando com esse nome LILA BASHI...

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